quinta-feira, 2 de julho de 2009

Seção Nostalgia - “A Máquina Tricolor”


Todas as peças da Máquina Tricolor: Renato, Carlos Alberto Torres, Edinho, Pintinho, Rodrigues Neto e Miguel (em pé); Gil, Paulo César Cajú, Doval, Rivelino e Dirceu (agachados).


O MAIOR TIME DA HISTÓRIA TRICOLOR

O Advogado e Juiz de Direito Francisco Horta, eleito presidente do Fluminense em 1975, causou uma verdadeira revolução no futebol carioca ao montar o maior time da história do clube e que ficou eternizado para sempre como “A Máquina Tricolor”.

O primeiro grande feito de sua administração foi trazer do Corinthians, numa transação milionária para a época,um dos maiores jogadores do futebol brasileiro de todos os tempos, o meia Roberto Rivelino que estava desgastado com a torcida corinthiana pela perda do campeonato paulista de 1974 para o Palmeiras.

Horta montou um grande time, onde, além de Rivelino, brilhavam Toninho Baiano, Carlos Alberto Pintinho, Marco Antônio, Paulo César Caju, Gil, Mário Sergio e a revelação, Edinho.

No ano seguinte, além de reforçar ainda mais a equipe com as contratações do capitão do tri Carlos Alberto Torres (Santos), o ponta Dirceu (Botafogo) e o zagueiro Miguel, do Vasco, todos jogadores de seleção, ainda provocaria outra grande motivação para o campeonato ao promover o famoso troca-troca com o Flamengo cedendo o goleiro Roberto, o lateral Toninho Baiano e o ponteiro Zé Roberto e recebendo em troca o goleiro Renato, o lateral Rodrigues Neto e o atacante argentino Doval, grande ídolo da torcida rival e de quem Horta era grande admirador.

No campeonato brasileiro daquele ano, embora com uma campanha brilhante, foi novamente eliminado na semifinal, agora pelo Corinthians na decisão por pênaltis, após empate de 1 x 1 no tempo normal de jogo. Este jogo, inclusive, entrou para a história do futebol brasileiro devido à invasão da torcida corinthiana que colocou no Maracanã mais de 70 mil torcedores.

Em 1978, com a venda do ídolo Rivelino para o futebol árabe, começou o desmanche daquele que foi o melhor time da história do Fluminense.

Fonte: www.causosdabola.com.br
Victor Kingma

Um comentário:

  1. Quero parabenizar a equipe Jogo Extra pela matéria em especial meu irmão William Von-Held, por falar dessa "máquina tricolor" que encantou o Brasil. Sucesso!!!

    ResponderExcluir

obrigado por participar!