Foi realizado no último final de semana no ginásio poliesportivo municipal de cabo frio, o Campeonato Brasileiro das Ligas Estaduais de Judô. Cerca de 1100 atletas de 17 estados do país estiveram presentes lutando por uma medalha na competição. Porém outro fator motivava ainda mais os competidores, o campeonato serviu também como classificatório para o Panamericano Junior e Sênior que acontecerá no próximo dia 25 de Maio em Santiago no Chile.
A equipe cabo-friense foi muito bem representada e oito atletas conseguiram a classificação para o panamericano, dentre estes atletas destaque para a judoca da categoria super ligeiro, Raquel, oriunda do projeto sócio-esportivo Novo Cidadão, organizado e desenvolvido pela secretaria de esportes de Cabo Frio, e que dá oportunidade a crianças de todas as classes sociais participarem de atividades esportivas gratuitamente através do acompanhamento de profissionais qualificados.
O público presente foi outro fator que chamou bastante a atenção dos organizadores do evento, cerca de 3200 pessoas compareceram nos dois dias de competição, e puderam presenciar belos combates nos tatames do Aracy Machado.
Outro ponto interessante foi a inclusão de atletas portadores de deficiência auditiva e na fala, nas lutas com atletas sem esta deficiência, outras cinco lutas foram realizadas entre judocas com Síndrome de Dawn, mostrando que o evento serviu não apenas como competição pura e simples, mas também como um evento de inclusão social.
Segundo os organizadores do evento, foram superadas todas as expectativas tanto em numero de participantes, quanto no público presente. Presidentes e diretores de várias federações estaduais elogiaram bastante a estrutura do ginásio poliesportivo e também o desenvolvimento de todo evento. O sucesso foi tanto que já se ventila a possibilidade de realização do Campeonato Mundial em Cabo Frio , porém em data ainda sem confirmação.
O evento contou com a organização do professor Carlinhos Russo, da Liga Nacional de Judô e teve como colaborador o professor Robson Ferraz. A secretaria de esportes de Cabo Frio forneceu toda a estrutura logística e foi representada pelo secretário de esportes da cidade Rui Machado, que esteve presente em todos os dias do evento.
A Prefeitura Municipal de Cabo Frio apoiou integralmente todo o evento, dando total condição para sua realização.
Assessoria de comunicação da SEMEL
Carlos Magno
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por participar!