
FUNDADO EM 1º DE JANEIRO DE 1997
O Clube Associação Desportiva Cabofriense foi fundado em 1° de Janeiro do ano 1997, logo após a paralisação das atividades esportivas profissionais da Associação Atlética Cabofriense, mantendo as mesmas cores no uniforme. O seu primeiro Presidente foi Valdemir Mendes, que convidou para Presidente de Honra o Sr. Alair Correia. O Clube foi convidado pela Federação do Futebol do Rio de Janeiro a participar da 3º Divisão de profissionais, terminando a competição na segunda colocação. Com esta classificação o Clube conquistou o direito de disputar a 2° Divisão de Profissionais, no ano de 1998.
Motivada com a campanha na 3º Divisão, a Diretoria investiu em estrutura e montou uma excelente equipe, conseguindo com isso ser Campeã.
O jogo que definiu o título, foi realizado no Estádio do Olaria na Rua Bariri contra a equipe do Campo Grande, onde a Cabofriense com um ótimo futebol venceu por 2x0,gols marcados por Sharle (terminando o Campeonato como artilheiro da competição com 14 gols) e Charles Guerreiro. Foram realizados 19 jogos, com 11 vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas, totalizando 38 pontos ganhos. Fizemos 29 gols e sofremos apenas 14, terminado com um saldo positivo de 15 gols.
Já no ano de 1999 disputamos três competições: A Copa Rio de Futebol Profissional, o Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores e o Campeonato Brasileiro Juvenil.
Já em 2000 com a reeleição de Valdemir Mendes, disputamos quatro Competições: A Seletiva de 2000, o Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores, o Campeonato Brasileiro Juvenil e a Seletiva de Juniores. Disputamos a seletiva de 2000 conseguindo acesso a primeira divisão.
Em 2001 o time profissional que dependia de uma vitória contra o Botafogo, em jogo realizado no Estádio do Olaria na Rua Bariri empatou em 2 x 2 sendo conseqüentemente rebaixado para a Segunda Divisão.
Naquela oportunidade o Técnico da Cabofriense era o Tri-Campeão Carlos Alberto Torres, ainda em 2001 o time participou de três competições: A Seletiva de 2001, o Torneio Otávio Pinto de Guimarães de Juniores e Campeonato Brasileiro de Juvenil. Neste ano nos tornamos Campeões da Seletiva. Em oito jogos obtivemos três vitórias, três empates e duas derrotas, totalizando 12 pontos ganhos. Infelizmente não subimos para a Primeira Divisão.
Já a equipe de Juniores foi a quarta colocada na competição sendo derrotada dentro de São Januário pela equipe do Clube de Regatas Vasco da Gama por 4X2, já que em Cabo Frio, no Estádio do Correão o time Vascaíno perdeu por 2x0.
Em 2002 a Cabofriense começou uma nova era no esporte da cidade com a criando as categorias de base, que permitiu a Cabofriense iniciar um trabalho de criar atletas em casa.
O time de Juniores participou da segunda divisão sendo o vice campeão. Já o time profissional participou da Segunda Divisão, onde classificou-se para o quadrangular final com os seguintes clubes: O Rio Branco de Campos, o Macaé Esporte Clube, o CFZ do Rio, com o título, conquistamos o direito de disputar a Primeira Divisão em 2003. Já na categoria de base em 2003 o time Infantil foi a final contra o Macaé e consagrou-se campeão da Copa Amizade e o Juvenil ficou em terceiro lugar, e todas as categorias disputaram a primeira divisão do Carioca.
Em 2004, ano de ouro para o time de Juniores que foi campeão do Torneio Otávio Pinto Guimarães. Futebol profissional se manteve na primeira divisão sem demonstrar grande destaque.
Em 2005, sob o comando do técnico Paulo Cesar Gusmão, associado a investimentos por parte da diretoria, começamos a trilhar novos rumos. Disputamos pela primeira vez uma semi-final na Taça Guanabara contra o time do Volta Redonda, infelizmente não nos classificamos, mas serviu de grande motivação para continuarmos o nosso crescimento, crescimento esse que teve continuidade em 2006.
No ano de 2006 o nosso comandante Paulo Cesar Gusmão devido ao excelente trabalho demonstrado no ano anterior, foi convidado a comandar a equipe profissional do Cruzeiro, hoje um de nossos grandes parceiros. Convocamos então o treinador Ademir Fonseca para dar continuidade a nosso trabalho, e o mesmo, entendendo muito bem a proposta, levou nosso time a duas semi-finais na Taça Guanabara contra o América e na Taça Rio, contra o Madureira nos garantindo também a nossa vaga no Campeonato Brasileiro Série C.
Para 2007 fomos buscar a experiência e sabedoria de Jair Pereira para comandar nossa equipe, fortalecemos nossas parcerias com o Cruzeiro e Fluminense, e no ano em que comemoramos 10 anos fomos presenteados com o apoio de uma das maiores marcas de materiais esportivos, a Wilson, que abraçou e acreditou no nosso potencial.Fonte: http://www.cabofriense.com/web/hist.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por participar!